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O que é outsourcing de TI e porque adota-lo na sua empresa

O que é outsourcing de TI e porque adota-lo na sua empresa

Terceirizar a TI é tendência nos últimos tempos. Como dissemos, os frequentes avanços tecnológicos obrigam as empresas a adaptarem seus recursos técnicos e infraestrutura para encarar seus concorrentes, acompanhar o mercado e, até mesmo, antecipar demandas de consumo.

 

No Glossário de TI do Gartner, o termo outsourcing de TI é descrito como “o uso de prestadores de serviços externos para entregar TI efetiva”. Trata-se, portanto, da prática de terceirizar serviços ou tarefas estratégicas de uma empresa, transferindo suas responsabilidades para um ou mais fornecedores externos.

 

Normalmente, a terceirização é indicada para as atividades que não fazem parte do core business (ou seja, o produto ou serviço final) de uma empresa, como por exemplo: limpeza, alimentação, manutenção de equipamentos e etc.

 

Um estudo realizado pelo Everest Group, apontou que o Brasil é um dos países com mais oportunidades em outsourcing de TI no mundo. O movimento em direção à terceirização de TI tem uma explicação: em tempos de retração de mercado e instabilidade econômica, é natural que muitos gestores apostem em soluções para reduzir os custos operacionais e otimizar os processos de produção de uma empresa.

 

Os especialistas já sabem que a área de TI é um componente indispensável para organizações que queiram otimizar seu desempenho, aumentar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, agilizar processos e, ao mesmo tempo, reduzir despesas. Pois ao contrário do que se imagina, nem todos os recursos exigem investimentos exorbitantes: existem serviços de TI acessíveis a empresas de qualquer porte e com qualquer orçamento. Apesar disso, muitas organizações ainda ficam no dilema: terceirizar a TI ou investir em uma equipe própria?

 

Bom, nós vamos lhe mostrar porque a possibilidade de implementar outsourcing de TI na sua empresa precisa ser considerada:

 

Ter uma equipe própria de TI

 

A principal vantagem de manter um departamento ao invés de terceirizar a TI é contar integralmente com a dedicação dos profissionais. Em contrapartida, essa praticidade pode pesar no bolso da empresa, pois ela deve arcar com as despesas trabalhistas e disponibilizar a infraestrutura.

 

Se a sua empresa já conta com um setor de TI, é importante manter a equipe voltada para problemas que impactam diretamente a rotina de negócios da companhia, e não desloca-la sempre que qualquer ocorrência menor ocorrer, por isso, terceirizar a TI aos usuários da organização pode ser uma solução interessante.

 

Se você deseja ter ou continuar a manter uma equipe interna de TI deve, ainda, considerar mais alguns pontos importantes.

 

O primeiro diz respeito às diversas especialidades da área. Como se trata de muitos segmentos, é improvável contratar profissionais que dominem todos eles.

 

Sua cultura organizacional deve valorizar e incentivar o aprendizado contínuo, investindo em treinamentos e certificações. Caso contrário, sua equipe ficará tecnicamente defasada e você não terá apoio necessário na elaboração de projetos que garantam a competitividade de sua empresa.

 

Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.

 

Terceirizar a TI

 

Nos dias atuais é possível terceirizar a TI de forma parcial ou integral. Se pode contratar desde serviços de manutenção rotineiros com administração de servidores e suporte a usuários até disponibilização de nuvem, aluguel de equipamentos e segurança dos dados. Dessa forma, as empresas podem comprar soluções de acordo com as suas necessidades e no período desejado, o que revela um excelente custo-benefício.

 

Ao terceirizar a TI, a empresa contratante tem à sua disposição uma equipe bem qualificada e atualizada para lidar com as mais diversas tecnologias, entre aplicações, equipamentos, softwares e sistemas operacionais.

 

Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, de diferentes marcas e fabricantes, que necessitam de diferentes conhecimentos. Ter um especialista para cada segmento da TI no seu time é inviável, mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da terceirização de TI. Além do know-how em diferentes tecnologias, uma empresa de outsourcing tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente, o que aumentaria bruscamente os custos para uma empresa caso a equipe fosse própria.

 

Terceirizar a TI é tendência nos últimos tempos. Como dissemos, os frequentes avanços tecnológicos obrigam as empresas a adaptarem seus recursos técnicos e infraestrutura para encarar seus concorrentes, acompanhar o mercado e, até mesmo, antecipar demandas de consumo.

 

Portanto, contratar uma organização especializada na solução desejada proporciona:

 

  • Inovação para o negócio
  • Redução dos custos fixos e operacionais
  • Mais foco ao core business
  • Atendimento eficaz da demanda
  • Suporte especializado, treinado e atualizado

 

Muitos acreditam que deixar os serviços de TI nas mãos de empresas terceirizadas dificultaria o controle dos processos. Mas se a parceria for respaldada por contrato, a organização contratante poderá acompanhar de perto o serviço prestado e validar cada etapa. Isso garante a entrega e qualidade dos serviços.

 

A terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível do que manter uma equipe própria, uma vez que a contratação, pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. Você se preocupa apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.

 

Uma empresa especialista em terceirização de TI, apresenta relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e do estado dos equipamentos (redes, hardware, software, telefonia), o que permite que os gestores e responsáveis da sua empresa tenham um controle que nem sempre é apresentado por funcionários próprios. O comprometimento dos profissionais é o mesmo, com participações em reuniões, sugestões de melhorias. De fato, o profissional veste a camisa da sua organização.

 

Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.

 

A área de TI tem de fazer a diferença e trazer resultados para a empresa. Houve uma mudança no papel do setor ao longo dos últimos anos, a tendência agora é de que ele seja de grande relevância para a estratégia do negócio e não um setor visto como oneroso, limitado apenas à manutenção das estruturas.

 

As empresas buscam processos mais fluídos, uma gestão mais dinâmica e operações otimizadas. Tudo isso transforma os resultados de uma organização e faz com que ela prospere. A área de TI deve estar alinhada e comprometida em atingir esses propósitos, adotando as ferramentas necessárias para alcançar os resultados. Para isso, uma empresa terceirizada, tem toda a atenção voltada para o desenvolvimento de processos e estabelecimento das melhores ferramentas e pode otimizar bastante essa busca por resultados, fazendo com que a área de TI realmente ocupe esse espaço na organização.

 

Além dos pontos abordados acima, apresentamos abaixo outras vantagens, dentro muitas de terceirizar:

 

Sem encargos trabalhistas

 

Você não paga salário, 13º salário, convênios, vale transporte ou qualquer outra despesa que você teria com um funcionário interno.Há impostos, é claro, embutidos no preço de uma terceirização de TI. Porém, o preço em si é fixo, estipulado em contrato, sem adicionais (exceto, claro, se você demandar algum serviço que não estava previsto). E uma vez que o contrato acabe, você não deve outros pagamentos à empresa terceirizada.

 

Sem intervalos remunerados

 

Sua empresa não terá nunca que oferecer férias, licenças por motivos de saúde ou outros e sempre terá sempre um profissional, adequado a sua necessidade a sua disposição, conforme as opções de cada tipo de contrato de terceirização.

 

Garantias adicionais

 

Você pode ter em alguns casos garantia sobre os equipamentos, além de garantia sobre os trabalhos executados. Se algo acontecer de errado a responsabilidade pelo trabalho é da empresa e não sua como acontece quando seu funcionário faz algo errado.

 

Múltiplas especialidades

 

Você terá além de um profissional responsável pelo seu atendimento, com quem vai lidar, conta com toda a equipe da empresa para lhe atender em suas necessidades. Profissionais com experiência em várias empresas e ramos de negócios diferentes.

 

Uma empresa terceirizada geralmente dispõe de mais pessoas e mais recursos técnicos do que uma equipe interna, própria. Isso significa que ela atenderá os chamados de suporte mais rápido.

 

Garantia de atendimento

 

Se você tem uma equipe local com três especialistas em TI, e a lista de chamados tiver cinquenta itens, algo provavelmente ficará esquecido ou simplesmente no fim da “escada de prioridades”. Enquanto isso, a terceirização do suporte de TI é uma garantia de que qualquer chamado, por mais simples ou irrelevante, será atendido.

 

Vale a pena lembrar que, muitas vezes, um pedido de suporte pode parecer simples para o especialista, porém, para o usuário que está tendo dificuldades, aquele problema pode atrapalhar todo o fluxo de trabalho.

 

Melhor definição do escopo de trabalho

 

Quando você contrata uma empresa para terceirizar o suporte de TI, você assina um contrato bem específico de prestação de serviços. Através deste contrato, é possível definir em detalhes as atividades que pertencem – e as que não pertencem – ao escopo de trabalho da terceirizada. Se o escopo não for cumprido, sua empresa está legalmente protegida.

 

Isso elimina os conflitos de atribuição, muito comuns com funcionários diretos, que podem envolver dois cenários. O primeiro ocorre quando o funcionário tentar abraçar mais responsabilidades do que deveria; o segundo, quando o funcionário se esquiva de algumas responsabilidades que haviam sido verbalmente discutidas durante a contratação.

 

Certeza de bons profissionais

 

Contratar um profissional para trabalhar como funcionário direto em uma empresa é um processo delicado, pois há informações limitadas sobre a qualidade do trabalho que ele desempenha ou seu perfil profissional. Enquanto isso, contratar uma empresa terceirizada é mais simples, pois você pode usar referências de outros clientes para prever se aquela parceria terá sucesso. E caso não tenha, ainda é bem mais simples encerrar o contrato e procurar uma nova terceirizada do que fazer o desligamento de um funcionário.

 

Assim, quando você opta pela terceirização em informática, pode ter a tranquilidade de estar lidando com profissionais especializados e experientes naquela atividade. A qualidade do serviço prestado e o nível de profissionalismo são melhores. E isso, ressaltamos, dispensando o famoso “treinamento”, que costuma ser necessário quando se realiza a contratação de um funcionário direto.

 

Conclusão

 

Se você ainda estava na dúvida entre ter equipe própria de TI e terceirizar esse serviço, esperamos ter ajudado, mostrando todas as vantagens do outsourcing.

 

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-outsourcing-de-ti-e-porque-adota-lo-na-sua-empresa/106126/

 

 

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