logo

Quem somos

Queremos contribuir no desenvolvimento do seu negócio oferecendo sempre mais, com menor prazo, custo e melhor qualidade.
comercial@dgm.com.br
+55 (11) 3791-1541

Cloud Manufacturing: Da fábrica à nuvem

Cloud Manufacturing: Da fábrica à nuvem

Ao longo da história, novas tecnologias têm impulsionado as várias revoluções industriais, a primeira usando o poder do vapor para acionar máquinas, mais tarde foi a eletricidade, então os sistemas de mecatrônica e informática, que transformaram as perspectivas para a manufatura. Hoje a tecnologia que dispara a próxima revolução é a computação em nuvem.

 

A computação em nuvem tem alguns anos no cenário de TI e veio para ficar. Para muitas empresas tem sido uma completa redefinição de sua arquitetura de rede, que agora lhes permite ter flexibilidade, segurança e escalabilidade sem precedentes. Mesmo quando os sistemas ficam fisicamente localizados nas instalações da empresa, a arquitetura pode oferecer uma alta capacidade e suportar as necessidades da empresa. Soluções em nuvem também oferecem a possibilidade de implantar novos serviços em tempos muito mais curtos do que no passado, bem como escalar conforme a demanda.

 

As vantagens da computação em nuvem não se limitam aos serviços e aplicações que uma empresa roda em seu data center. O novo paradigma também pode beneficiar os processos fabris, no que é conhecido como Cloud Manufacturing.

 

Em que consiste?

 

Em um modelo tradicional de manufatura, uma fábrica pode contar com recursos automatizados, como máquinas e robôs, controlados pelo equipamento informático, que calcula e monitora as variáveis, e processam informações de centenas de sensores. Da mesma forma, é necessária a interação com os sistemas de gestão, encarregados de prover os insumos e condições necessárias para manter a produção andando. Os dispositivos de TI essenciais em todo processo industrial (planejamento, projeto, teste, produção, etc.) se tornam serviços em nuvem, privadas, públicas ou híbridas. Isso também permite que tudo seja gerenciado de forma centralizada.

 

Tal inovação é particularmente útil em empresas com vários centros de produção distribuídos geograficamente, muitas vezes em diferentes países, ou mesmo em continentes diferentes.

 

Algumas das mudanças que a Cloud Manufacturing traz às empresas nuvem são:

 

  • Recursos humanos podem ser gerenciados globalmente.
  • Reduz ou elimina a necessidade de equipamentos (servidores, PCs etc.) no chão de fábrica
  • Reduz o impacto nas linhas de produção em casos de manutenção de hardware ou atualizações de software.
  • Em vez de cada fábrica ou armazém ser gerido como um elo independente, se pode monitorar e gerenciar todas as instalações, melhorando a eficiência em toda a cadeia de suprimento.
  • As empresas podem fazer ajustes para customizar lotes de produtos de forma mais simples, responder rapidamente às mudanças no mercado e ajustar as características dos itens fabricados.
  • A partir de uma visão completa dos recursos da empresa, é possível aplicar análise e inteligência de negócios para tomar decisões importantes rapidamente.

O que você precisa para subir à nuvem?

 

Hoje as empresas estão adotando o modelo de computação em nuvem para simplificar o gerenciamento de suas redes e libertar recursos de TI. Para alcançar esse objetivo, é essencial ter soluções que lhes permitam migrar de sua arquitetura atual, com um ambiente de rede segura, ágil e flexível. A Juniper Networks tem a tecnologia que fornece escala e automação, bem como a capacidade de gerenciar suas redes em locais diferentes como uma única entidade lógica.

 

Seja para o processamento de informações em nuvem ou para as soluções de manufatura que rodam sobre essa infraestrutura, a segurança é vital e a capacidade de mitigar ameaças desconhecidas é fundamental, porque uma violação de segurança não só põe em risco os dados da empresa, mas a continuidade do negócio e operação de linhas de produção.

 

 

Fonte: https://www.tiespecialistas.com.br/review/cloud-manufacturing-da-fabrica-nuvem/

Sem comentários

Enviar um comentário

Comentário
Name
Email
Website